Como a educação é capaz de criar oportunidades e transformar vidas


Construir uma carreira de sucesso e planejar um futuro feliz são desejos comuns a pessoas de todas as idades. Embora cada um busque sonhos à sua maneira o caminho é sempre o mesmo: a educação. Esse é o meio mais seguro para transformar não só uma vida, mas toda a realidade em que se vive.

Todo mundo sabe que as mudanças na vida são inevitáveis. Mas a instrução caminha ao lado desse processo de evolução, pois permite modificar a realidade. Seja intelectualmente, com técnicas, seja pessoalmente, se desenvolvendo enquanto ser humano. Em linhas gerais, a educação é sempre um caminho transformador.

Quem faz mestrado e doutorado, por exemplo, tem muito a contribuir para o mundo da ciência. Mas também tem a educação no sentido lato, que promove o autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência. Essas pessoas levam o significado da palavra para além da técnica. "A inteligência está para a educação assim como a instrução está para o intelecto. Ou seja: a instrução oferece reformas e mudanças, a educação favorece a transformação", define a doutora em Educação, Carmem Bahia.

A educação para transformar deve incluir conteúdos e desenvolver competências que vão além do consciente intelectual. Isso significa que empatia, solidariedade e ética devem fazer parte do currículo de todo bom estudante. E essas qualidades somadas à técnica são responsáveis por uma carreira de sucesso.

Transformação ao acesso de todos

A educação é indispensável para qualquer pessoa entrar no mercado de trabalho e se desenvolver como profissional. Por acreditar nessa sentença é que Carmem aplaude programas de promoção ao ingresso de estudantes sem renda suficiente para bancar a mensalidade integral de seus estudos, como o Educa Mais Brasil. Desde o berçário à pós-graduação, o Educa Mais cumpre o papel de incluir e fazer a educação estar ao acesso de todos.

O resultado desse trabalho é mais profissionais qualificados e, por consequência, um universo mais colaborativo, competitivo e capaz de criar oportunidades. "A educação é a área mais nobre, mais urgente. Iniciativas como essa melhoram todo o meio em que vivemos. E é esse o meu desejo: que essa gente tenha muitas histórias bonitas para contar. Por meio de seus estudos, elas busquem mais felicidade e se permitam fazer uma linda leitura de mundo. A educação traz, acima de tudo, esperança."


Educação como solução


Para o sociólogo Carlos Antônio Monteiro, somente em casos excepcionais se pode imaginar que a educação não seja capaz de transformar vidas e desenvolver um país. Ele concorda que a educação é peça fundamental, mas ressalta a importância de sair também do componente burocrático que é o diploma. O canudo pode até ser o preço do ingresso para entrar no mercado, mas, na verdade, o que vai colocar bem um profissional é o conjunto de habilidades e atitudes durante o seu período de estudante.

Só fazer uma faculdade não basta. O conhecimento é um bem de consumo com prazo de validade, o que torna a atualização uma das obrigações de qualquer profissional que queira encarar o mercado com competência. Por isso, o especialista reforça a importância de nunca parar de estudar, independentemente da carreira escolhida. "Temos que pensar em um modelo de educação para toda a nossa vida, se não a gente acaba ficando para trás", avalia Monteiro.


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال