Estudante faz Enem pela primeira vez com método especial para surdos no RN - Japi em Dia

Blog a serviço da População


Post Top Ad

Estudante faz Enem pela primeira vez com método especial para surdos no RN

Compartilhar
Os candidatos podem escolher entre um intérprete, ou vídeo tradutor para a realização da prova, que ocorre nos dias 5 e 12 de novembro.


O exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deste ano traz dois novos métodos para os deficientes auditivos realizarem a prova. Em Natal, vários estudantes utilização do método para realizar o Exame. Um exemplo é a estudante Laura, ela tem 21 anos e nasceu surda. É a primeira vez que vai fazer o Exame e vai dispôr de ajuda de um intérprete para a realização da prova.

"Eu continuo estudando, o Institudo Federal (IFRN) prepara aulões com auxilio da ASNAT (Associação de Surdos de Natal), que faz a designação dos intérpretes. Também leio um pouco na minha casa, só algumas palavras que não conheço, mas o português é minha segunda língua" conta Laura.

Serão disponibilizados intérpretes e vídeos tradutores, e quem escolhe o método utilizado é o aluno. No Brasil, são 1.116 candidatos com algum tipo de deficiência, incluindo a surdez, que vão fazer o ENEM este ano.

Outra aluna surda que vai fazer a prova do ENEM pela primeira vez é Mikaely. Ela optou pela ajuda do vídeo tradutor. "Eu escolhi a vídeo tradução porque vai ser a primeira vez que vou fazer o ENEM, e eu vou experimentar essa novidade. Torço pra conseguir passar, porque eu sonho no futuro ser uma arquiteta, e tenho ansiedade por isso", diz Mikaely.

A vídeo tradução foi testado por alunos surdos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O presidente da Associação de Surdos do Rio Grande do Norte, Alexandre Golo, diz que a ferramenta é mais uma opção de inclusão para o candidato com deficiência auditiva. "Realmente é muito importante a vídeo tradução, contribui muito para a acessibilidade do surdo, quando não tinha a vídeo tradução era impossível o surdo conseguir, eles perdiam muito na avaliação do ENEM", explica Alexandre.

A prova do ENEM será realizada em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, de acordo com o horário de Brasília (DF).

Deu no G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages