EXPLICANDO O FINAL DE STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI


Não há nenhuma grande revelação no final de Star Wars: Os Últimos Jedi ou uma frase icônica que muda tudo como "Eu sou seu pai", mas o filme de Rian Johnson certamente deixa a galáxia aberta para muitas novas possibilidades. A seguir você lê uma análise dos momentos-chave dos minutos finais do filme, e o que eles devem significar para Star Wars: Episódio IX.

Uma Nova Esperança

Em um ato surpreendente e corajoso, Rian Johnson escolheu não encerrar o filme com uma cena de Rey e os sobreviventes da Resistência dentro da Millennium Falcon. Ao invés disso, ele focou no pequeno órfão que Finn e Rose encontram em Canto Bight. Esse momento, aparentemente descartável, tem uma extrema importância para o futuro da saga.

Nessa cena, descobrimos que o garoto faz parte de uma nova geração de pessoas sensíveis aos poderes da Força. Os mais atentos notaram que ele consegue atrair a vassoura até sua mão à distância, ao invés de simplesmente pegá-la; isso é uma maneira de mostrar ao público que o menino tem poderes de Força ainda não desenvolvidos. Com Rey e Kylo Ren sendo os personagens mais poderosos após o fim de Snoke e Luke Skywalker, essa cena final de Os Últimos Jedi serve para dar a pista de que uma nova geração pode fazer a diferença já a partir do Episódio IX -- ou na outra trilogia prevista, talvez?

Além disso, descobrimos que o órfão guardou o anel da Resistência de Rose. Considerando que nenhum dos aliados de General Leia aparece em Crait para ajudar os sobreviventes, esse detalhe pode indicar que há uma nova geração de indivíduos na galáxia que enxergam esperança na Resistência, da forma que Leia planejava.

A morte de Luke Skywalker

De Obi-Wan Kenobi a Yoda, é algo bem estabelecido no universo Star Wars que, quando certos Jedi morrem, eles podem entregar seus corpos à Força e desaparecer, em vez de deixar um cadáver para trás. A razão pela qual Luke morreu é levemente insinuada no início do filme, quando Kylo Ren tem sua primeira conexão à distância com Rey; o vilão diz que ela não poderia estar aparecendo para ele por meio da Força porque o esforço para fazer isso a destruiria.

Ao que tudo indica, usar a Força para sustentar um holograma de si mesmo é algo bastante exaustivo, e visto que Luke Skywalker faz isso por bastante tempo, provavelmente foi a combinação do excesso de esforço e a idade avançada que o levou a desaparecer. Pelo menos, Rey e Leia percebem que ele estava em paz quando partiu.

A verdadeira pergunta que fica é se Luke retornará ou não em Episódio IX como um "fantasma da Força". Seria uma grande oportunidade perdida se Mark Hamill não repetir seu papel como Luke Skywalker no próximo filme e cumprir o papel de mentor para Rey, como Obi-Wan Kenobi fez por ele.

O que aconteceu com os livros Jedi?

Somos levados a crer que Yoda queimou os livros Jedi quando fez o raio cair na árvore que os abrigava em Ahch-to. Mas em um rápido momento no final do filme, descobrimos que os livros ainda estão intactos. Quando Finn abre uma gaveta da Millennium Falcon para pegar um cobertor para Rose, percebemos que os livros estão ali. Ainda que possamos imaginar que o Rey pegou os livros sem Luke saber antes de deixar Ahch-to, isso só será confirmado no Episódio IX.

A ligação cortada entre Rey e Kylo Ren

A conexão à distância entre Rey e Kylo Ren é uma das novas dinâmicas mais interessantes de Os Últimos Jedi. Embora seja revelado que essa ligação foi criada pelo Líder Supremo Snoke, fica claro no final do filme que a conexão ainda persiste após a sua morte.

Rey e Kylo ainda compartilham uma última conexão mental nos últimos minutos final do filme: Kylo Ren está na base da Resistência abandonada em Crait, e Rey está embarcando os sobreviventes na Millennium Falcon. Primeiro vemos Kylo Ren olhar para Rey pela conexão da Força, e então a câmera corta para ela e a porta da nave se fecha.

A cena poderia ser interpretada como uma metáfora para o fato de Rey estar se fechando para o homem antes conhecido como Ben Solo, embora não esteja claro se ele ainda poderá se conectar à mente dela no futuro...

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال