Blog a serviço da População


Japi será beneficiado com Regularização Fundiária

Para promover a ação de cadastro de terra e georreferenciamento de imóveis rurais


Sempre em buscas de melhorias para o Agricultor, o prefeito incansável  Jodoval Pontes, conseguiu junto a Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara)  um convênio para o município de Japi para regularização fundiária de terra com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead). Além de Japi outras cidades conseguiram  o convênio que irá contemplar os municípios de Monte Alegre, Jundiá, Currais Novos, Jardim do Seridó, Coronel Ezequiel, Monte das Gameleiras e São Bento do Trairi.

A regularização fundiária e a consequente emissão e entrega de títulos de terra para o agricultor familiar concede segurança jurídica e, além disso, a oportunidade do trabalhador rural acessar políticas públicas importantes para o desenvolvimento no campo, como por exemplo, acessar o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para financiar atividades de investimento e custeio para produção em sua terra, fortalecendo a agricultura familiar.

Serão beneficiadas 4.292 famílias de agricultores familiares dos oito municípios citados, e o orçamento para a ação está em 3,7 milhões, sendo a contrapartida do governo do estado de R$ 249.999,00.

Atualmente, outro convênio com a Sead está beneficiando 13 municípios do nosso estado, das regiões do Alto Oeste e do Mato Grande. São eles: Venha- Ver, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de Santana, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco, São Miguel do Gostoso, Jardim de Angicos e João Câmara.

Essa notícia foi destaque no Bom Dia RN da inter tv cabugi afiliada da rede globo, veja: vídeo abaixo