Núcleo de cidadania para adolescentes do município de Japi inicia suas atividades


Foi realizada no dia 18 de junho no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, o I Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA. O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de “apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas”. A formação do Núcleo se consolida também como uma importante etapa para que Japi/RN conquiste o Selo UNICEF Edição 2017-2020. 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitacional (SEMDES) através do CRAS, a atividade contou com a participação ativa dos adolescentes e do excelentíssimo prefeito da cidade que pode ouvir os anseios destes jovens sobre a cidade que desejam. Para o gestor municipal, o Nuca “é uma possibilidade de dar vez e voz aos adolescentes, de conhecer as problemáticas sociais em que os mesmos estão inseridos a fim de que possa contribuir com o enfrentamento via políticas públicas”. 

Convém citar que o NUCA “vem para agregar e possibilitar uma maior incidência de jovens na elaboração das políticas públicas do nosso município, já que irão avaliar, citar, sugerir, avaliar e monitorar a administração da nossa cidade”, reforçou a Secretária de Assistência Social Selma Pontes. 

A articuladora do Selo no município, Ana Hortência, reafirmou o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de Japi/RN, não só por ser uma etapa na conquista do Selo, mas por acreditar que esta é mais uma forma de exercer e praticar cidadania junto à juventude.

Os técnicos do CRAS, Obede e Luzia, respectivamente psicólogo e assistente social com a contribuição dos mobilizadores Jamilson Costa e Júnior, também servidores da SEMDES, realizaram uma atividade lúdica com dinâmica de grupo e exposição dialogada com participação dos adolescentes. Para estes últimos, o espaço do NUCA será muito valioso por que proporcionará conhecimentos para o exercício da cidadania.

VEJA MAIS FOTOS 


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال