Blog a serviço da População


Núcleo de cidadania para adolescentes do município de Japi inicia suas atividades


Foi realizada no dia 18 de junho no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, o I Encontro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA. O NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes, com o objetivo de “apoiá-los no desenvolvimento de suas competências e de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas”. A formação do Núcleo se consolida também como uma importante etapa para que Japi/RN conquiste o Selo UNICEF Edição 2017-2020. 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitacional (SEMDES) através do CRAS, a atividade contou com a participação ativa dos adolescentes e do excelentíssimo prefeito da cidade que pode ouvir os anseios destes jovens sobre a cidade que desejam. Para o gestor municipal, o Nuca “é uma possibilidade de dar vez e voz aos adolescentes, de conhecer as problemáticas sociais em que os mesmos estão inseridos a fim de que possa contribuir com o enfrentamento via políticas públicas”. 

Convém citar que o NUCA “vem para agregar e possibilitar uma maior incidência de jovens na elaboração das políticas públicas do nosso município, já que irão avaliar, citar, sugerir, avaliar e monitorar a administração da nossa cidade”, reforçou a Secretária de Assistência Social Selma Pontes. 

A articuladora do Selo no município, Ana Hortência, reafirmou o compromisso de fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes de Japi/RN, não só por ser uma etapa na conquista do Selo, mas por acreditar que esta é mais uma forma de exercer e praticar cidadania junto à juventude.

Os técnicos do CRAS, Obede e Luzia, respectivamente psicólogo e assistente social com a contribuição dos mobilizadores Jamilson Costa e Júnior, também servidores da SEMDES, realizaram uma atividade lúdica com dinâmica de grupo e exposição dialogada com participação dos adolescentes. Para estes últimos, o espaço do NUCA será muito valioso por que proporcionará conhecimentos para o exercício da cidadania.

VEJA MAIS FOTOS