Blog a serviço da População


Município de Japi conta com Tele Pluviômetro automático de última geração


A Prefeitura Municipal de Japi foi contemplada nesta terça-feira (29),  com um  tele pluviômetro automático. Doado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), A parceria firmada com o a EMATER, resultou na instalação de um moderno aparelho automático na sede do município.

O investimento com o equipamento adquirido pelo EMPARN, órgão do Governo e entregue a prefeitura foi em torno de R$ 60 mil. Essa rede automática vai monitorar as variáveis meteorológicas como: temperatura, umidade do ar, vento, pressão atmosférica, radiação solar, umidade do solo, temperatura do solo, quantidade chuva, etc. As medições serão feitas de hora em hora e transmitidas online para o servidor da Emparn. As informações serão utilizadas tanto para divulgação para a sociedade como um todo, geração de produtos voltados para a agricultura, pecuária e turismo. A partir dessas informações, por exemplo, vai ser possível melhorar o zoneamento e monitoramento agrícola, o que dará mais segurança aos agricultores, principalmente na hora de escolher a hora e a cultura agrícola que vai plantar em sua propriedade. O monitoramento climático mais eficaz possibilita ainda auxiliar na gestão dos recursos hídricos do Estado. O tele pluviômetro foi estalado na sede da secretaria de educação terreno doado pela prefeitura de Japi. 

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. O equipamento instalado pela EMPARN envia os dados de forma automática e não necessita de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva e outros, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.


Postar um comentário

0 Comentários