Carro fumacê começa a circular na manhã desta quarta-feira em Japi


A Prefeitura de Japi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem empreendendo uma série de ações para prevenir dengue, zika e chikungunya e combater o mosquito aedes aegypti, transmissor dessas doenças, conhecidas como arboviroses.

Uma dessas ações é a aplicação espacial do popular ''carro fumacê'', que a partir das 10h desta quarta-feira (26), começa o primeiro de dois ciclos de aplicação de inseticida na zona urbana, sendo que o segundo ocorrerá no dia 30 de junho. Uma terceira etapa pode ser aplicada caso haja necessidade. O veículo pertence a Secretaria da Saúde Pública (SESAP).

A Secretária de Saúde, Graciana Dantas, recomenda aos moradores para que deixem portas e janelas abertas na passagem do fumacê para que o inseticida dispensado no ar possa circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos. Ela lembra ainda que o bloqueio do fumacê não tem efeito residual e só mata o mosquito que estiver voando no momento da aplicação do inseticida. ‘’Todos precisam seguir fazendo a sua parte, não deixando que recipientes acumulem água e se tornem criadouros do mosquito’’, ressaltou graciana.

A aplicação do inseticida através do fumacê ocorre ao mesmo tempo em que seguem as demais medidas dos agentes de endemias no combate ao mosquito, como ações de combate focal, visitas domiciliares e distribuição de peixinhos que já mostraram diminuição nos índices de infestação. Os agentes também estão usando a bomba de Ultra Baixo Volume Leve (UBV) em locais onde o carro fumacê não consegue circular.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال