Emparn prevê céu nublado e chuvas em todas as regiões potiguares ao longo da semana


Análise climática aponta para céu nublado com possibilidade de chuvas no interior do estado e fim de semana com chuvas mais fortes na região Leste.

A previsão climática é de céu nublado com possibilidade de chuvas espalhadas pelo interior do estado, durante a semana, e com intensidade maior no fim de semana na região Leste do Estado, segundo informou a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Após as chuvas da última semana, bem distribuídas nas regiões do Rio Grande do Norte, a análise foi elaborada pela Unidade Instrumental de Meteorologia da estatal.

“No interior, mesmo com índices que superaram os 100 milímetros (mm) em alguns municípios, as chuvas favoreceram a retomada das pastagens nativas e começo no armazenamento de água em alguns reservatórios do Estado. No caso da capital, Natal, as chuvas causaram grandes transtornos em vários pontos devido à falta de estrutura para escoamento das águas”, avaliou o chefe da Unidade, Gilmar Bristot.

O sistema da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece próxima ao litoral nordestino e associada as águas superficiais mais aquecidas no Oceano Atlântico, favorecem a ocorrência das chuvas, conforme a empresa.

As temperaturas máximas e mínimas, segundo Bristot, deverão se manter próximas das normais para o período. “Na capital, a temperatura deve variar entre a mínima de 24º C e a máxima de 32º C. Para o interior, nas regiões serranas, a mínima poderá chegar a 22ºC e a máxima ultrapassar 35ºC”, disse.


Nesta terça (14), a previsão é de céu parcialmente nublado a claro em todo o Estado com pancadas de chuvas nas regiões Oeste, Costa Branca e Litoral Leste.

A quarta-feira (15) também será de céu parcialmente nublado a claro em todo o Estado com pancadas de chuvas no Oeste, Costa Branca e Litoral Leste, segundo a Emparn.

Já a quinta-feira (16) tem previsão de céu parcialmente nublado em todo o Estado com pancadas de chuvas nas regiões Oeste, Vale do Assú e litoral Leste.

Ainda de acordo com a Emparn, a sexta-feira (17) será de céu parcialmente nublado em todo o Estado com pancadas de chuvas em todo o Estado.

O fim de semana deverá ser de céu parcialmente nublado em todo o Estado com pancadas de chuvas em todas as regiões. Há possibilidade de chuvas fortes durante a noite de sábado (18) no setor Leste do Estado. No domingo (19), há possibilidade de chuvas fortes durante a madrugada e na manhã setor Leste do Estado.

Boletim Pluviométrico

O município de São Francisco do Oeste, localizado na mesorregião Oeste Potiguar foi o que registrou o maior volume de chuvas - de sexta (10) às 7h da manhã, até a manhã de segunda-feira (13), às 7h, com 23,7 milímetros. A EMPARN registrou a ocorrência de chuvas em 22 dos 173 postos instalados no estado.

O segundo município com maior volume de chuvas foi Venha Ver, também no Oeste, com 22 mm. A capital potiguar não registrou chuvas.

Postar um comentário

0 Comentários