Atividades lúdicas com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)


O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um espaço para estimular a troca de experiências, fortalecer a participação familiar e comunitária. Por seu caráter proativo e preventivo, deve estar sempre referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O trabalho realizado nos grupos é planejado coletivamente, contando com a participação dos técnicos de referência, dos orientadores sociais e dos próprios usuários. O objetivo é fortalecer os vínculos familiares e comunitários e desenvolver o sentimento de pertença e de identidade.

As atividades do SCFV, de acordo com o psicólogo do CRAS do município de Japi/RN, Ricardo Lourenço, são planejadas pelo grupo de profissionais do CRAS. No planejamento está incluso temas que fazem parte da convivência das crianças, como inclusão, convivência, bullying, entre outros.

Às quartas feiras são realizadas atividades lúdicas com as crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Desenvolvemos atividades centradas na socialização por meios lúdicos e dinâmicos que proporcionem reflexões e aprendizados é o mecanismo chave para fortalecer a interação das crianças. Dentre elas alguns jogos, contemplados com os jogos de exercícios, realizados com a próprio pensamento, o uso dos jogos sensoriais, que estimulam as experiências sensoriais e criatividade da criança; os jogos de linguagem, que auxiliam na comunicação (rodas, canções, apresentações faladas).


Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال