Coronavírus: dicas para o trabalho eficiente em casa


CedidaTrabalhar em casa pode ser libertador

O home office já é realidade para os tempos da pandemia causada pelo novo coronavírus. O regime de trabalho é uma necessidade para boa parte dos potiguares. Mas como aproveitar os benefícios desse regime sem deixar que a produtividade caia? Veja dicas de como manter o trabalho em casa de forma eficiente.TENHA UMA AGENDA

As constantes interrupções são as verdadeiras inimigas do trabalho em casa. O passo inicial deve ser montar uma agenda que delimite o horário de trabalho e informar às pessoas quando não deseja ser interrompido.

INVISTA NAS SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Trabalhar em casa provavelmente significa passar muito tempo sentado à frente de um computador. Por isso, o empreendedor deve investir nos materiais que o cercam, como uma cadeira ergonômica e confortável, além de um bom computador, é fundamental.

DIVIDA SEU DIA EM PEDAÇOS

Ficar tempo demais se dedicando a uma mesma atividade pode gerar desconcentração e cansaço. O ideal é dividir o dia em blocos de uma hora e meia a duas horas, descansando em seguida por 15 a 20 minutos. Se em cada um desses blocos for possível resolver uma importante tarefa, você terá dado conta de pelo menos quatro importantes atividades a cada dia de trabalho.

AGENDE DESCANSOS

As pequenas pausas de 15 minutos, no entanto, não são o suficiente no home-office, assim como no trabalho “comum” não há como trabalhar saudavelmente por oito ou dez horas a fio. Marque um horário de almoço. Estipule descansos. Também é importante planejar essas pausas.

CRIE UMA ROTINA

Trabalhar em casa pode ser libertador no início, já que não há chefe pressionando ou muito falatório em volta. Mas também pode se tornar opressor se você não cria seus próprios hábitos e se perde com facilidade entre suas próprias tarefas. O importante é achar uma rotina que se encaixe ao seu modo de trabalhar e gere bons resultados.

ORGANIZE SEU ESPAÇO DE TRABALHO AO MENOS UMA VEZ POR SEMANA

Se mesas de escritório já ficam bagunçadas facilmente, imagine em casa, onde os pertences pessoais muitas vezes se misturam aos profissionais. Para Haden, trabalho produtivo só acontece em ambientes produtivos.

PLANEJE O DIA SEGUINTE DURANTE A NOITE

Para começar um dia de trabalho bem, é possível ter ele bem preparado. E só se faz isso, afirma o escritor, planejando-o durante a noite. Não que se deva trabalhar o tempo todo, mas convém ao menos fazer uma lista das próximas tarefas e revisar seu trabalho do dia após o expediente.

VEJA SEU ESCRITÓRIO PESSOAL COMO UMA VANTAGEM COMPETITIVA

Separando bem suas atividades pessoais das profissionais, sua rotina em home-office tende a ser mais produtiva que a convencional. Aproveite para cumprir melhor as exigências de parceiros comerciais, entregando as coisas antes, trabalhando quando os competidores não estão dispostos, e reduzindo a burocracia.

ESTABELEÇA PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO COM OS COLEGAS DE TRABALHO

Definir regras de interação entre as equipes pode garantir uma transição tranquila, além de ajudar a resolver eventuais crises. Alguns setores necessariamente ficarão na empresa, não podendo atuar de outro lugar. A dica é estabelecer mecanismo para facilitar a comunicação entre os colegas de trabalho. Uma das sugestões é a de utilizar aplicativos de comunicação e de troca de arquivos, como WhatsApp ou Telegram.

*fonte:Blog JP
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال