Papo de Nutricionista frente o COVID-19


O assunto é sério e está sendo divulgado em diversos sites, jornais, nas rodas de conversas e etc. A pandemia do Coronavírus (covid-19) já causou morte em vários países, modificou os padrões sociais de muitas pessoas e acendeu o alerta vermelho sobre os cuidados com a saúde.

Diante deste cenário, a alimentação pode ser um aliado para prevenir e tratar a doença?

A Nutricionista, alerta que, de acordo com as pesquisas realizada aos ultimos dias em bases de dados científicos, até o momento não tem um tratamento milagroso para o COVID-19.

O que se sabe até o momento é que as respostas de cada pessoa ao vírus  depende do sistema imunológico, e uma que queda desta imunidade, contribui para uma progressão mais rápida da infecção viral.

Seguindo esta linha de raciocínio, existe meios de potencializar o sistema imune e, a alimentação balanceada associada ao exercício físico, hidratação, sono e etc, podem colaborar para o fortalecimento desta imunidade.

Para o momento é importante entender que existem varios alimentos que podem auxiliar na melhora do nosso sistema imunológico, sendo esses alimentos chamados de imunomoduladores. Em termo de alimentação, nós nutricionistas preconizamos o consumo de todos os grupos de alimentos, quanto mais colorido for o prato, maior a chance de sermos beneficiados por todas as vitaminas, minerais e outros para modulação deste sistema e assim ficarmos mais protegidos das infecções virais.

Posso citar como exemplos alimentos ricos em nutrientes para este fim: os peixes e ovos (vitamina D),  azeite de oliva extra virgem e as castanhas (vitamina E),  cenoura,  brócolis, batata doce e o couve (vitamina A), frutas cítricas e vermelhas que são fontes de vitamina C. Importante ressaltar também o consumo de outros nutrientes essenciais como o zinco, o ômega 3, os prébioticos (preparará o intestino para absorver os nutrientes de forma eficiente), saliento que em nossa região nos encontramos em safra de duas potentes frutas com alto teor nutricional, as queridinhas frutas de Palma (Opuntia ficus indica) e o nosso tão desejado umbú, super recomendo como fonte preventiva, entre outros alimentos.

Além e de forma primordial é importante seguir as orientações da OMS, que preconiza a lavagem das mãos, evitar aglomerações e muito contato pessoal, proteger sempre a boca e nariz ao espirrar/tossir, evite tocar nos olhos, nariz e boca e não compartilhar objetos pessoais.

Jeilza Soares
        Nutricionista
CRN-15673 
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال