Foto / Vlademir Alexandre/Agência Saiba Mais
O PT do Rio Grande do Norte assumiu pela primeira vez publicamente a pré-candidatura da senadora Fátima Bezerra ao Governo do Estado. Caso a intenção seja confirmada pela convenção do Partido, em julho, o PT voltará a disputar uma candidatura majoritária 16 anos depois da última tentativa. Em 2002, o PT lançou o médico Ruy Pereira e ficou em 4º lugar. Naquele ano, Wilma de Faria venceria, no segundo turno, o então governador Fernando Freire, que hoje está preso no Quartel da Polícia Militar condenado por corrupção.
O anúncio oficial saiu na tarde desta terça-feira (10), em nota divulgada pela Executiva Estadual do PT. No documento “O PT e as Eleições de 2018”, o Partido reafirma a inocência do ex-presidente Lula, a quem considera um “preso político”, e destaca que o apoio popular expresso nas pesquisas de intenção de voto do Estado colocam “a aliança Lula, Fátima e Zenaide como alternativa vislumbrada pela população para o enfrentamento da grave crise que vivemos”.
Segue a nota na íntegra:
O PT e as Eleições de 2018
A prisão do ex-presidente Lula, maior líder político do país, é mais uma etapa do golpe de 2016. Trata-se de uma prisão arbitrária e injusta. Lula está preso sem que nenhuma prova tenha sido apresentada contra ele, é um preso político. Está preso por uma exigência do consórcio golpista que até o momento não foi capaz de forjar uma candidatura que dispute com Lula nas urnas, por meio de eleições livres e limpas, garantindo a soberania do voto popular.
É nesse contexto que o PT enfrentará as eleições de 2018, resistindo e denunciando o golpe de Estado que segue em curso no país, lutando pela libertação do maior líder popular da história, ao tempo em que fará não apenas a disputa de votos, mas de projetos e de opinião com a sociedade.
O PT não revisará nenhum dos seus propósitos políticos e eleitorais para as eleições de 2018 em virtude da prisão arbitrária e inconstitucional do ex-presidente Lula. Ao contrário, reafirmamos a pré-candidatura de Lula à Presidência da República, bem como a pré-candidatura da Senadora Fátima Bezerra ao Governo do Estado.
O PT do RN dará seguimento às discussões do Programa de Governo que apresentará à população do Estado, juntamente com a formação das nossas chapas a governo, senado, deputados federais e estaduais, no momento oportuno e dentro das regras da legislação eleitoral.
A Comissão Político-Eleitoral do PT seguirá em conversas com outros partidos, orientada pelo forte desejo de mudança e pelo apoio popular que tem sido expresso nas pesquisas de intenção de voto em nosso Estado, que colocam a aliança Lula, Fátima e Zenaide como alternativa vislumbrada pela população para o enfrentamento da grave crise que vivemos.
O Brasil, em especial o Nordeste, reconhece o que representou o governo Lula e o seu legado e nós não recuaremos um milímetro na luta para barrar o golpe e devolver o Brasil à maioria dos brasileiros e brasileiras. Lula livre é uma bandeira a ser erguida bem alto, por todas as forças democráticas. Para além das eleições, é o futuro do Brasil que está em jogo!
Natal, 10 de abril de 2018.
Comissão Executiva Estadual do PT RN
Tags
Política