Prefeitura através da secretaria de saúde em parceria com Caminhão Amigo do Peito resulta na realização de 160 exames de mamografia em Japi


Com o tema Um Exame pela Sua Vida, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o total apoio da Prefeitura Municipal e em parceria com o Caminhão Amigo do Peito realizou um mutirão de mamografias nos dias 25 e 26 deste mês. Foram atendidas 160 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos e/ou mulheres com histórico da patologia na família. Esta foi a primeira vez na administração do prefeito Jodoval Pontes que a Secretaria Municipal de Saúde de Japi trouxe o Caminhão para o município. 

O Caminhão Amigo do Peito é uma unidade móvel dotada de equipamentos modernos que realiza exames de mamografia, visando garantir rapidez e qualidade no acesso ao exame, conscientizando as mulheres quanto à importância do diagnóstico precoce. 


A demanda foi dividida de forma igualitária para as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), como também para as mulheres que ainda se encontravam na lista de espera no Sistema de Regulação (SISREG), sendo um total de 40 exames para cada ESF e SISREG. Nos atendimentos do dia 25 pela manhã foram atendidas as mulheres da zona rural e a tarde foi a vez das mulheres da ESF do Alto Bela Vista. 

Já na manhã do dia 26 realizaram o exame as mulheres da ESF do Centro, Dr. Antônio Batista Barros, e a tarde o mutirão foi encerrado com as mulheres que estavam com a solicitação no SISREG / SMS. 


Para o vereador George Justino, que acompanhou os dois dias do mutirão, a ação mostrou o comprometimento da Secretaria de Saúde em oferecer um serviço de saúde de qualidade a nossa população. 

De acordo com a responsável pela pasta da Saúde no município, Dra. Graciana Dantas, essa foi uma ação da Secretaria de Saúde alusiva ao Dia Nacional da Mamografia, comemorado no último dia 5 de fevereiro. “Acredito que muitas dessas mulheres não têm acesso ao exame devido a demora em conseguir uma vaga pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e algumas vezes por questões financeiras ou de deslocamento para outras cidades. E esta foi uma oportunidade de fazer o exame gratuitamente, em seu próprio município e prevenir a doença, pois o câncer de mama tem até 95% de chance de cura se diagnosticado precocemente”, disse a secretária.

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال